Os benefícios (e contra-indicações) das Sementes de Chia
Contém propriedades anti-inflamatórias, pelo que o seu consumo pode aliviar….
As sementes de chia são boas aliadas no combate à prisão de ventre e, também, por ser rica em fibras, o que a torna num alimento muito saciante, e faz com que seja utilizada em dietas para emagrecer.
A chia é uma semente densa em nutrientes, razão pela qual está a ganhar cada vez mais adeptos.
“Pode dizer-se que o que mais se destaca na sua composição é o alto teor de fibras (33,7 gramas), o que a torna uma boa aliada no combate à obstipação”, afirma a nutricionista Ana Colomer, à abc. Além disso, a quantidade de fibras ajuda a controlar a glicose no sangue e torna-a um alimento altamente satisfatório, por isso é geralmente usada em dietas para perda de peso.
Os benefícios da chia:
Rica em nutrientes: O que é indiscutível é que é rica em ómega 3 e fibras.
Efeito saciante: 33% da chia é solúvel e quando ingerida com água é capaz de aumentar muito o seu volume até absorver 10 vezes o seu peso em água. Portanto, se estiver de dieta, isso pode ajudá-lo a sentir-se mais satisfeito. Além disso, também ajuda a retardar o aumento do açúcar no sangue.
1. Previne a oxidação e desintoxica o teu organismo
Graças às sementes de chia, o teu organismo eliminará toxinas e líquidos. Além disso, ajudarão a regular a flora intestinal e a retardar o processo de oxidação celular. É, portanto, um alimento que não só regula certas funções ou processos corporais, como também te ajudará a sentires-te saudável por dentro e por fora.
2. Cuida das tuas articulações
Contém propriedades anti-inflamatórias, pelo que o seu consumo pode aliviar significativamente a dor que as tuas articulações sofrem ao longo do tempo. No entanto, não ajuda a diminuir o desgaste.
3. Rica em proteínas
As sementes de chia proporcionam uma grande quantidade de fibras e energia. Mas, além disso, são muito ricas em proteínas. Por isso, se pretendes ganhar massa muscular ou precisares de ajuda para regenerar os tecidos após um treino, são uma opção muito económica e saudável.
4. Ajuda a controlar o excesso de peso e a não petiscar entre as refeições.
O seu elevado teor de fibras permite regular o sistema digestivo e controlar a sensação de saciedade. Assim sendo, é um alimento indicado para quem tem problemas para perder peso.
Se consumires essas sementes previamente hidratadas, o seu poder saciante é muito elevado. Além disso, os nutricionistas aconselham comer chia ao pequeno-almoço para aproveitar a energia que ela proporciona e que permitirá que sejas ativo(a) durante grande parte do dia.
5. A tua dose de energia diária
Uma boa alimentação é fundamental para ter energia ao longo do dia. Parte dessa falta de energia pode ser derivada de não consumires a quantidade de açúcares de que o teu organismo precisa.
As sementes de chia são, por isso, ideais para que tenhas energia tanto no ginásio como no trabalho. Na verdade, contêm mais proteína e potássio do que qualquer outro vegetal. Além disso, os seus açúcares são absorvidos lentamente.
6. Ómega 3
O ómega 3 é um ácido gordo cujas propriedades são de grande ajuda em diversos processos. Por exemplo, fortalece o sistema imunitário, o sistema nervoso central e mantém a pele brilhante e hidratada.
A forma mais comum de consumi-lo é através do salmão, mas as sementes de chia proporcionam muito mais ómega 3. Assim, se não gostas de peixe, essa é uma ótima alternativa, além de ser muito saudável.
Contraindicações das sementes de chia:
À semelhança do que acontece com outros alimentos, e desde que não exista nenhum tipo de patologia prévia, as sementes de chia não causam problemas de saúde quando consumidas corretamente e quando não se abusa das mesmas.
Porém, pelo facto de o seu teor de fibras ser muito elevado, ao ingerir uma grande quantidade de chia, poderão aparecer problemas digestivos como inchaço abdominal, inflamação, doença de Crohn, gases, entre outros. Da mesma forma, se mantiveres esse consumo de grandes quantidades durante um longo período de tempo, o teu corpo poderá ter algumas dificuldades em assimilar algumas substâncias, como o cálcio ou o ferro. É por isso que as sementes de chia não são recomendadas para pessoas com diverticulose.
Por outro lado, já referimos que são um bom alimento para consumir em dietas de emagrecimento, mas é preciso saber que cerca de 100 gramas de sementes proporcionam 500 calorias. Lembra-te de que, ao consumires apenas uma colher de sopa por dia, poderás aproveitar ao máximo todas as suas propriedades.
– Devemos ter cuidado com a quantidade de chia que consumimos devido ao seu elevado teor de fibras. Muitos estudos revelam que o consumo de mais de 50g de sementes de chia pode causar flatulência, diarreia e desconforto gastrointestinal.