Segura, o que ver e fazer em uma das Aldeias mais bonitas do interior de Gipuzkoa.
Segura é uma das Aldeias medievais de Goierri que vale a pena visitar, tanto por sua bela paisagem natural quanto por seu centro amendoado e de fácil acesso. As belas montanhas Aizkorri e Txindoki o cercam enquanto o rio Oria permanece ao seu lado.
Antigamente, era uma das principais rotas comerciais entre Castela e o litoral, por isso, na Idade Média, tornou-se uma das cidades mais importantes de Gipuzkoa.
Hoje, seu centro histórico mantém todo o charme da época. Declarado conjunto monumental, a sua planta é ovalada e conserva inúmeras casas senhoriais e palácios que refletem a grandeza do seu passado. Entre estes monumentos destacam-se os palácios Lardizabal e Jauregi; a igreja paroquial de Nossa Senhora da Assunção, de estilo gótico-basco e cujo retábulo barroco-rococó está classificado como monumento histórico-artístico; e as casas Gebara e Ardixarra. Esta última, sede do Centro de Interpretação Medieval, é uma habitação-oficina do século XVI e a sua estrutura de madeira encontra-se em perfeito estado de conservação.
Fora da zona urbana, vários percursos permitem-nos conhecer os arredores de Segura, como o Monte Santa Bárbara (730 m), o bairro de Santa Engracia e a vizinha cidade de Zerain.
Tradições e Festas
Segura é conhecida pelas suas procissões da Semana Santa, uma tradição transmitida de geração em geração. Nazarenos, soldados romanos, músicos… percorrem as ruas da cidade velha todas as quintas e sextas-feiras santas.
Por outro lado, o município celebra suas festas de santo padroeiro em homenagem a San Juan em junho. No fim-de-semana anterior a estas festividades, realiza-se o campeonato de dança Euskal Herria, que se realiza em Segura desde 1977. A feira medieval e as dedicadas às flores e plantas, em abril, e às aves, em setembro, são outros três eventos importantes dentro o extenso calendário festivo.