Antes de Jogar Fora Seu Router Antigo

Antes de Jogar Fora Seu Router Antigo, considere dar a ele um desses cinco usos

 

 

Desativar um dispositivo de conexão Wi-Fi em uma casa não significa encerrar sua vida útil, pois ainda pode ser muito útil.
É praticamente inevitável que, de tempos em tempos, você precise alterar o roteador doméstico para melhorar a rede doméstica.
Às vezes o técnico pega o aparelho aposentado e às vezes não, até mesmo o pessoal de TI da casa fica encarregado de fazer isso sozinho.
Mas uma vez que a substituição é concluída com sucesso, surge a pergunta “e o roteador antigo, para onde ele vai? ao cubo de vários, ao ponto limpo, está salvo…?
Uma vez inserido na dinâmica da reciclagem, talvez a abordagem correta deva ser como dar-lhe uma nova vida e continuar a ser útil.
Por esta razão, queremos propor cinco usos alternativos que podem ser dados a ele e que também melhoram a qualidade de uma rede doméstica.


1. Transforme-o em um repetidor wifi para ampliar seu alcance

Pode haver espaços na casa onde o Wi-Fi não chega com energia suficiente e podem ocorrer problemas de conexão. Nesses casos, um roteador aposentado pode ajudar. Com um cabo ethernet pode ser suficiente conectá-lo ao novo e assim configurá-lo como um repetidor que melhora o alcance. Se o cabo for suficientemente comprido, pode ser transportado para outra divisão. Mesmo que seja o roteador certo, pode ser um amplificador e dispensar o cabo.
Além disso, ao ter outras conexões, com outras portas, você pode conectar diretamente um dispositivo e manter a velocidade da conexão. Pode ser um computador, uma televisão ou outro dispositivo compatível.

2. Transforme-o em um switch, ou switch, para vários dispositivos em rede

Como prólogo, explique que um switch é um dispositivo usado para conectar vários elementos em uma rede e que cada dispositivo conectado envia mensagens ou arquivos para outro dispositivo específico. Os roteadores geralmente são equipados com várias conexões ethernet às quais você pode conectar dispositivos para acessar a Internet e a rede local.
Ao conectar o roteador antigo com um cabo, você pode ter novas conexões que permitem conexões estáveis ​​e podem ignorar conexões sem fio. Além disso, como no caso anterior, com um cabo longo o suficiente, podemos levá-lo para outra sala e não empilhar dispositivos em uma única sala.

3. Tenha uma rede Wi-Fi apenas para convidados

A situação é comum: alguém chega em casa e pede a senha do Wi-Fi para se conectar, seja porque precisa dela por motivo de força maior ou porque é um adolescente que não consegue viver sem conexão mesmo em uma visita curta. E se você não quiser compartilhar o nome ou a senha da sua rede doméstica? Bem, a solução pode ser criar uma segunda rede para esses casos com uma senha diferente da oficial.
Tão simples quanto conectar o roteador antigo ao novo através do inevitável cabo ethernet e configurá-lo em modo bridge para que a entrada se torne uma rede Wi-Fi. Configurando um SSID ( WLAN ou nome de rede) e senha diferentes para que você não precise compartilhar esse nome de rede e senha quando alguém perguntar sobre sua conexão com a Internet.

4. Aproveite suas portas para conectar dispositivos novos e antigos

É aqui que a experiência ou a idade do roteador se torna uma virtude. A entrada pode ter uma porta USB para conectar unidades para dar acesso via Wi-Fi. E entre esses dispositivos estão aqueles dispositivos mais antigos que têm dificuldade em se conectar à internet e os roteadores modernos dificultam para eles com criptografia e tecnologias modernas.

5. Experimente e experimente sistemas alternativos

É como desmontar um aparelho para ver como é feito e poder experimentar coisas novas. É uma aventura para quem tem conhecimento avançado, pois não é fácil vasculhar suas entranhas, mas se já estava fora de uso, que diferença faz. Uma primeira possibilidade é instalar um novo sistema operacional diferente do que vem de fábrica. Open Wrt ou Tomato Firmware podem ser dois deles.
Muitas empresas colocam seus painéis e opções de configuração em camadas, assim como alguns fabricantes optam por incluir software incompleto e esses outros sistemas oferecem estendê-los. Fazendo algumas pesquisas na internet você pode encontrar o mais adequado para o roteador antigo.