A Zeno.FM Station

Mourinho, o ‘Rei da Europa’

O treinador da Roma, campeão da Liga da Conferência

 

O treinador da Roma, campeão da Liga da Conferência depois de derrotar o Feyenoord, é o primeiro treinador a conquistar os três títulos continentais (Liga dos Campeões, Liga Europa e a recém-lançada Conferência). Faça história e entre no Olimpo dos eleitos do futebol internacional.
José Mourinho fechou o círculo de títulos europeus em Tirana na quarta-feira com sua quinta coroa continental. Tocou o céu. A Roma venceu o Feyenoord pelo mínimo com muito mais problemas do que o esperado, e se tornou o primeiro campeão da Conference League , torneio que foi lançado este ano.


A Roma fez história, tal como o seu treinador, um José Mourinho que nunca sai indiferente e que esta quarta-feira entrou no Olimpo do futebol internacional eleito. O português tornou-se no primeiro treinador a conquistar três títulos europeus, a Liga dos Campeões, a Liga Europa e hoje a Liga da Conferência. Principais palavras do português.
‘ Mou’ disputou sua oitava final europeia nesta quarta-feira e conquistou sua quinta coroa, que se diz em breve, já que só perdeu três finais (as três da Supercopa da Europa). O actual treinador da Roma foi campeão da Liga dos Campeões em 2003-04 com o Porto e repetido em 2009-10 com o Inter.
Ele também ‘campeão’ duas vezes com a Liga Europa. Ele conquistou em 2002-03 com o Porto e em 2016-17 com o Manchester United. E hoje ele carimbou sua assinatura em sua quinta coroa.
‘ The Special One’ voltou a chorar de alegria e não lhe faltou razão, já que não conquistava um título europeu desde 2017. Mas o seu historial não tem paralelo na Europa. E terminou o jogo abraçado a todos os seus jogadores , exultante e muito emocionado , desprendendo-se de toda a tensão e nervos que exibiu ao longo do jogo, duelo onde sofreu indizivelmente devido ao aperto do marcador e porque o Feyenoord pressionou até ao fim, vendendo caro a derrota contra um onze italiano que afirmou seu status de favorito.
Para a Roma, também foi um dia histórico, pois já se passaram 31 anos desde que jogaram uma final. Na última, a Taça UEFA, os ‘giallorossi’ jogaram e perderam para o Inter em 1991.




Hoje foi caro e a Roma tocou o céu em Tirana graças a um gol de Zaniolo. José Mourinho chegou à Roma no ponto mais baixo da sua carreira. Depois de duas passagens decepcionantes no Manchester United, onde conquistou seu último título (a Liga Europa), e no Tottenham. O sempre polêmico português precisava de um golpe para relançar seu ‘cache’ e sua autoestima como treinador, desvalorizada ultimamente. Na Roma encontrou um troféu, o primeiro na Europa de um dos grandes e históricos clubes do velho continente. ‘ Mou’ fez história hoje , fechando um círculo de coroas ao alcance de muito poucos. ‘The Special One’ está ok.