Superou inúmeras contrariedades para emergir na área musical.
A dificuldade em aceder aos estúdios levou-o a ter várias atividades de forma a poder conseguir gravar o seu álbum de estreia que lhe permitiu alcançar o sucesso não só no seu país natal como em Portugal. Com um estilo que reflete os ritmos do Zouk e R&B, é formado em gestão empresarial.
Foi participante da edição de 2022 do programa “Big Brother Famosos” – TVI.
“Zala calme” é a nova proposta musical de Jay Oliver, uma música diferente das outras que tem apresentado até à data e tem os ritmos do Afro-pop na sua construção melódica.
“Zala Calme” é uma canção multilíngue, incorpora duas línguas Africanas, o Lingala falada na República Democrática do Congo e o Swahili maioritariamente usada na vasta extensão da linha costeira, do oceano Índico do norte do Quénia ao norte de Moçambique, mas que contêm ainda a língua francesa e na sua maior parte o Português.
Uma canção que nos apresenta os ritmos africanos, as danças tradicionais e os “panos” a que chamam de panos de Congo, numa representação cultural diversificada mas inclusiva.
”Estou muito feliz por ter feito este trabalho, para mim é um orgulho muito grande representar a minha África neste vídeo para o mundo porque eu sou África e ela mora em mim, foi da sua raiz que eu nasci para resistir…”.