Apúlia Uma Região Rica Em História

Vila de Apúlia suas raízes , tradições e gastronomia

 

Vila de Apúlia é uma vila portuguesa localizada no concelho de Esposende, no distrito de Braga, na região do Minho. Com uma população de cerca de +- 4500 habitantes residentes, é uma região conhecida por suas tradições e gastronomia.

 

Raízes e tradições

Vila de Apúlia é uma vila com uma longa história. Durante a Idade Média, a região foi palco de várias batalhas e disputas devido à sua posição estratégica no litoral norte de Portugal. Ao longo dos anos, Apúlia desenvolveu uma forte cultura pesqueira, com as suas gentes a dedicarem-se à pesca do sável e do robalo, entre outras espécies.

A vila de Apúlia é também conhecida pelas suas tradições, sendo uma delas a famosa Festa da Nossa Senhora da Guia, que acontece todos os anos em agosto. Durante uma festa, os habitantes da Apúlia vestem-se a rigor e organizam um desfile de carros alegóricos pelas ruas da vila, acompanhados por bandas de música e grupos de dança.

Outra tradição muito importante na Apúlia é a arte de produzir o linho, que é tecido em lágrimas manuais. Esta atividade tem sido transmitida de geração em geração, e ainda hoje podemos encontrar algumas pessoas que dedicam parte do seu tempo a esta arte.

 

Gastronomia

A gastronomia da Vila de Apúlia é um dos seus maiores tesouros. A vila é famosa pelos seus pratos de peixe fresco e marisco, que são servidos em muitos dos seus restaurantes. Alguns dos pratos mais populares incluem o arroz de marisco, a caldeirada de peixe, o polvo à lagareiro e o famoso rojão à moda do Minho, um prato de carne de porco guisado com vinho tinto e especiarias.

A doçaria de Apúlia também é muito apreciada, com destaque para as famosas rabanadas de pão, os pastéis de nata e as farturas, um doce frito em forma de espiral, servido polvilhado com açúcar e canela.

 

Conclusão

A Vila de Apúlia é uma vila com uma história rica, tradições vivas e uma gastronomia deliciosa. Se estiver a planear visitar o norte de Portugal, não deixe de passar por esta região e experimentar alguns dos seus pratos típicos. A cultura e hospitalidade dos seus habitantes irá, com certeza, tornar a sua visita inesquecível.

 

Apanha do Sargaço

Estatua-do-Sargaceiro-na-Vila-de-Apulia
(Foto-Hélder Cardoso-in-Apuliences)

A figura do Sargaceiro, a quem já dedicaram uma estátua e nome de rua, continua bem presente na Apúlia, embora sem a expressão que teve no passado. Tradicionalmente usava-se o sargaço para fertilizar os campos, especialmente as masseiras.