António Costa Apresenta Demissão

O primeiro-ministro apresentou a demissão ao Presidente da República

 

O Primeiro-Ministro apresentou a sua demissão ao Presidente da República, apurou a CNN portuguesa. A decisão surge na sequência de inspeções realizadas esta manhã pelo Ministério da Administração Pública do Palácio de Belém e pelo Ministério da Exploração de Lítio de Montalegre.
António Costa será alvo de uma investigação independente do Supremo Tribunal de Justiça – o tribunal superior que tem competência para o fazer por ser uma pessoa de alto escalão do Estado.
O facto foi anunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) num comunicado, onde refere que “no decurso da investigação” membros do governo e empresários envolvidos no processo que investiga empreendimentos relacionados com a exploração de lítio em Montalegre tiveram “conhecimento de invocar suspeitos sobre o nome e autoridade do Primeiro-Ministro e a sua intervenção para desbloquear os procedimentos no contexto acima referido”.
O ministro das Infraestruturas, João Galamba, foi citado como arguido juntamente com o presidente do conselho de administração da Agência Portuguesa do Ambiente, segundo comunicado enviado aos editores.

António Costa

O Ministério da Administração Pública invadiu esta manhã a residência oficial do primeiro-ministro e alguns departamentos governamentais, no âmbito de uma investigação sobre projetos de exploração de lítio em Montalegre.
Em causa está um acordo que garantiu à Lusorecursos a exploração da mina de lítio de Montalegre, ainda que a empresa não faça parte de um grupo de empresas com direitos de prospecção.
O julgamento envolve suspeitas de corrupção a favor da Lusorecursos no processo de adjudicação de exploração mineira.
As medidas surgem depois de a Agência do Ambiente de Portugal (APA) ter dado recentemente luz verde à exploração da mina Lusorecursos.