Portugal já está no Euro-2024 e com a qualificação mais rápida de sempre!
Vitória frente a Eslováquia (3-2), a sétima em sete jogos, garante apuramento direto para a fase final do Alemanha-2024, quando há ainda três duelos por disputar. Nunca se viu algo assim! Roberto Martínez bate mais um recorde.
Portugal está na fase final do Euro-2024 após derrotar a Eslováquia (3-2) garantindo a mais rápida e tranquila qualificação de sempre para a fase final de uma grande competição. E os números são, até agora, incríveis: 7 jogos, 7 vitórias, 27 golos marcados e agora dois sofridos. É praticamente incólume que a Seleção Nacional carimba a 17.ª presença numa prova de elite.
Recorde-se que, nas anteriores 16 vezes em que Portugal participou em fases finais de Campeonatos do Mundo ou da Europa (15 apuramentos, porque em 2004 tinha lugar reservado como organizador), só em três tinha chegado ao último jogo já qualificado. E só o tinha conseguido na penúltima partida. Agora, sublinhe-se, ainda há três por disputar! Incrível.
Para já, certo é o novo recorde de Roberto Martínez como selecionador.
As três melhores qualificações até à atual aconteceram rumo ao Mundial-1966 (apuramento com empate em casa diante da Checoslováquia; derrota na Roménia no último jogo), na corrida para o Mundial-2006 (qualificação alcançada com triunfo caseiro sobre o Liechtenstein, tornando a vitória sobre a Letónia no último jogo irrelevante) e na caminhada para o Euro-2016 (presença carimbada com vitória em Braga sobre a Dinamarca, tirando pressão da visita à Sérvia, que Portugal também venceu).
Seriam essas, curiosamente, as melhores fases finais de Mundiais (3.º e 4.º lugar) e Europeus (1.º lugar) em que participaria. Será um bom sinal para o Alemanha-2024?
Para já, certo é o novo recorde de Roberto Martínez como selecionador, ao garantir o mais rápido apuramento de sempre, depois de na ronda anterior do grupo J ter alcançado a maior goleada da história (9-0, ao Luxemburgo).