A Zeno.FM Station

Onde Se Localiza Portugal

Tudo o que você precisa saber antes de ir a Portugal

 

Portugal é um País Europeu situado na Península Ibérica, fundado em 1143, que ocupa uma área total de 92.212 Km2. onde faz fronteira com a Espanha e é banhado pelas águas do Oceano Atlântico.

Mapa-da.Peninsula-Iberica

É considerado um dos países mais antigos do continente. Sua capital é Lisboa, também a sua cidade mais populosa. No total, Portugal possui 10,3 milhões de habitantes, os quais vivem principalmente na zona costeira.
Esse país apresenta clima temperado e relevo variando de montanhoso, no norte, a terrenos suaves, ao sul. O turismo e as atividades financeiras e comerciais compõem boa parte da economia e concentram a maior parcela da mão de obra. Além disso, Portugal possui um parque industrial diversificado.

Nas linhas abaixo, alguns fatos importantes sobre a longa construção geográfica do primeiro Estado Nacional do Mundo Moderno:

1 – Metade do “novo mundo” já pertenceu a Portugal no passado.

Em 1494 foi assinado o Tratado de Tordesilhas, o que conferiu a Portugal quase metade do “Novo Mundo”, incluindo Brasil, África e Ásia. O Império Português foi na verdade, o primeiro império global da história e também um dos que mantiveram seu domínio sobre as colônias por mais tempo.

Portugal

⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2 – O português é o idioma oficial de 9 países.

Este é o idioma oficial de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e a Guiana Equatorial, ou seja, mais de 236 milhões de pessoas no mundo falam português.

3 – Um dos países mais antigos da Europa.

Portugal teve suas fronteiras definidas por volta de 1139, o que o torna a mais antiga nação-estado da Europa.

Afonso Henriques foi proclamado o primeiro rei de Portugal em 1139 e o país permaneceu um reino por quase 800 anos, até 1910.

4 – A livraria mais antiga do mundo.

A livraria Bertrand foi fundada em Lisboa em 1732, e permanece aberta até hoje.

livraria Bertrand

5 – Primeira potência colonizadora a abolir a escravidão.

Portugal aboliu totalmente a escravidão em 1761, quase meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha e Estados Unidos.

6 – Uma das mais antigas universidades do mundo fica em Portugal.

A Universidade de Coimbra foi inaugurada em 1290, tornando-a a mais antiga universidade da Europa.

 

7 – A ponte mais extensa da Europa. A ponte Vasco da Gama em Lisboa, tem 17 km, o que a torna a mais extensa da Europa.

8 – Portugal e Inglaterra possuem a aliança diplomática mais antiga do mundo.

A Aliança Anglo-Portuguesa foi assinada em 1373 e está em vigor até os dias de hoje. Ambos os países entraram em guerras para defenderem um ao outro.

Exemplos dessa aliança podem ser vistos na presença do Reino Unido na Guerra da Península Ibérica e na presença de Portugal na 1ª Guerra Mundial.

9 – Portugal é um dos principais paraísos do surf. Portugal possui uma costa de mais de 800 km e é conhecido por ter 364 dias propícios para a prática do surf e a onda mais alta já surfada.

10 – Lisboa já foi atingida por um dos mais fortes terremotos na história.

No dia 01/11/1755 Lisboa foi atingida por um terremoto de escala 9.0 na escala Richter, que foi seguido por um tsunami e incêndios que a devastaram.

Lisboa atingida por terremoto

Mais de 275 mil pessoas morreram e 85% dos edifícios foram destruídos.

Postagem original: Elson Godoi