Festa das Cruzes Barcelos 2024

Xutos e Pontapés e Ana Moura na Festa das Cruzes em Barcelos

 

São seis dias de música, animação e, também, devoção. Xutos e Pontapés, Ana Moura, Fernando Daniel e Os Quatro e Meia preenchem o cartaz da Festa das Cruzes que conta, ainda, com a batalha das flores, um espetáculo único e intenso, e a habitual procissão que junta centenas de cruzes de todas as paróquias de Barcelos.


A primeira grande romaria do Minho inicia a 30 de abril com a inauguração dos arcos de romaria e dos tapetes de pétalas de flores naturais.
No dia 1 de maio, tem lugar no centro da cidade a batalha das flores, pelas 15 horas, e à noite sobe ao palco, na zona ribeirinha, a banda liderada por Tim. No dia seguinte, é a vez da fadista Ana Moura e no dia 3, feriado municipal, Fernando Daniel encerra o dia, depois da procissão das cruzes ter preenchido a tarde. Já no dia 4, sábado, Os Quatro e Meia dão o último grande espetáculo das festividades. Todas as noites terminam com fogo de artifício.
“Na Festa das Cruzes de 2024, voltamos a ter um cartaz de excelência, que abraça o religioso e o profano, desdobrando-se em imensas atividades etnográficas, culturais, sociais e recreativas, tendo como motivação principal, fazer a simbiose entre a tradição, a diversão, o convívio e a fraternidade. Queremos ser e vamos continuar a ser a primeira grande romaria de Portugal”, garantiu o autarca de Barcelos, Mário Constantino, na apresentação do programa.