Dume a Capital Sueva

O evento a decorrer nos dias 24,25 e 26 de março de 2023, em Dume, Braga

 

Pretendemos, neste fim de semana, aprender e divulgar a História de um povo pouco conhecido que em Dume construiu uma enorme Basílica. A História dos Suevos que habitaram Dume é envolta em grande mistério. Mas com os seus textos, São Martinho de Dume, desvenda um pouco como eram as suas crenças, alguns dos seus hábitos e como estavam organizados (ou pelos menos como ele pretendia que se organizassem). Recordar os Suevos e São Martinho é colocar Dume no lugar mais do que merecido da História.

Figurantes

 

A criação do evento é uma iniciativa da Associação Cultural e Recreativa de Dume, mais precisamente da secção “Arte em Dume”, mas conta desde o início com a colaboração da Junta da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe. A estas duas entidades uniram-se para organizar este evento, de três dias, o Agrupamento XII do CNE, a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos de Dume, a Catequese e a Paróquia de São Martinho de Dume, a Fraternidade Nun’Álvares, a Comissão de Festão em honra de São Martinho, o Centro Comunitário de Dume e o Grupo Columbófilo.

Figurante
Figurante

A receptividade à ideia tem sido extraordinária! Constatamos nas associações, nas pessoas que tem colaborado na construção da Aldeia Sueva – que está a ser erguida no jardim na Casa da Cultura de Dume,  e na população em geral um entusiasmo que é o reflexo da “necessidade” de um evento com esta natureza. Temos recebido um óptimo retorno de todos, incluindo alguns vindos da nossa vizinha Galiza.

 

Um dos primeiros objectivos: a união das instituições na organização do evento está concretizado.

Esperamos que esta seja a 1.ª Edição de muitas outras repletas de sucesso.

 

Programa-Dume-a-Capital-Sueva
Programa-Dume-a-Capital-Sueva