Biografia de GONÇALO SALGUEIRO

Nasceu a 7 de Novembro em Montemor-o-Novo.

 

Cresceu no meio da música, os seus pais cantavam fado enquanto amadores e o seu pai apresentou-se algumas vezes ao lado de Amália Rodrigues.
Tendo crescido com o exemplo do amor à música tornou-se muito cedo um Amaliano, a sua primeira experiência de Fado foi com quase 3 anos no afamado restaurante “Sr. Vinho de Maria da Fé”, em Lisboa.
Com 17 anos tornou-se amigo e aluno (enquanto sopranista) da consagrada Soprano portuguesa, Maria Cristina de Castro, que levou Gonçalo a prestar provas para o Conservatório Nacional, onde entrou com a melhor nota desse ano.
Em 2002 gravou o seu primeiro álbum a solo “…No Tempo Das Cerejas”, uma homenagem a Amália onde interpretou os temas menos conhecidos. Também neste ano foi convidado pelo músico/compositor José da Ponte para gravar o tema “Lusitana Paixão” para o genérico de uma novela de Moita Flores emitida na RTP1.
Também em 2002 a convite do actor/encenador Júlio César participou no musical “Egoísta” ao lado das cantoras Rita Guerra e Dora.

 

 



 

 

Foi convidado pelo Filipe La Féria para fazer parte de musicais como “Amália” (2000/2001) e “Jesus Cristo Superstar” (2007/2008) esgotando salas com um enorme sucesso.
Ao longo da sua carreira deu inúmeros espetáculos em salas, não só em Portugal mas um pouco por toda a Europa e USA, esgotando plateias e alcançando lugares cimeiros nas rádios nacionais e internacionais.
2011 – é distinguido pela SPA – Sociedade Portuguesa de Autores – com o “Troféu de Homenagem ao Fado SPA”, em 2012 é galardoado pela fundação Amália Rodrigues com o Prémio Amália Rodrigues 2012 na categoria “Tributo a Amália”, foi o primeiro a receber esta distinção.




2013 – percorreu o país com o espetáculo “Abraço Lusitano” idealizado por si e pela cantora “Alexandra”.
2014/2015 – Além dos seus espetáculos a solo, Gonçalo Salgueiro participou num projeto em parceria com a soprano internacional “Elena Mosuc”, numa combinação única e inédita que juntou Fado, Opera e Musical: OPERFADO, teve a sua estreia na Roménia e aceita o desafio de participar num projeto poético- musical “Aire, Fuego e Deseo” do poeta castelhano Juan Carlos García Hoyuelos.
Ainda em 2015 participa em mais um musical de Filipe La Féria “A Noite Das Mil Estrelas”
Participou no festival “Caixa Alfama” nos anos de 2015, 2017.
Em 2022 assina com a País Real e lança agora o single ” Quero Um Cavalo De Várias Cores”, que irá fazer parte do álbum com lançamento previsto para o final do mês de Outubro.