Noticias

Homem salvo na praia de Apúlia

Homem salvo na praia de Apúlia por nadadores-salvadores, enfermeira ‘à civil’ e INEM

 

 

Um homem de 61 anos sofreu uma paragem cardiorrespiratória enquanto se encontrava no areal da praia de Pedrinhas, em Apúlia, ao início da tarde deste Domingo 12 de Julho de 2020.

Praia das Pedrinhas, concelho de Esposende, Portugal

 

 

 

 

A vítima começou a sentir-se mal e acabou por perder os sentidos, deixando de respirar, para grande aflição da familia que se encontrava ao lado.

 

Uma enfermeira que se encontrava no areal em lazer assistiu à situação e iniciou manobras de suporte imediato de vida, com auxílio de uma equipa de dois nadadores-salvadores que faziam a vigia naquele espaço.
Rapidamente chegou a viatura médica de emergência e reanimação do INEM com desfribilhador acabando por reverter a situação de óbito da vítima.
Os nadadores-salvadores pediram o auxílio de uma pick-up de apoio que se encontrava no areal em Viana do Castelo, que rapidamente se deslocou para Apúlia.

pick-up Instituto de Socorros a Náufragos

Com ajuda da carrinha, foi possível transportar a vítima até à ambulância, uma vez que ainda se encontrava “a uma longa distância” do local onde esta estava estacionada, disse fonte dos Bombeiros de Fão, corporação que mobilizou a viatura de emergência.

Ambulancia dos Bombeiros Voluntários de Fão

.A vítima foi depois estabilizada pelos Bombeiros de Fão já dentro da ambulância e conduzida para o Hospital de Braga com acompanhento diferenciado do médico da VMER de Barcelos, sendo considerado um “ferido grave”.
Fonte dos bombeiros de Fão indicou que o papel dos nadadores-salvadores nesta ocorrência foi “fundamental” para que tudo corresse pelo melhor.
A GNR de Esposende registou a ocorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.