Homem salvo na praia de Apúlia por nadadores-salvadores, enfermeira ‘à civil’ e INEM
Um homem de 61 anos sofreu uma paragem cardiorrespiratória enquanto se encontrava no areal da praia de Pedrinhas, em Apúlia, ao início da tarde deste Domingo 12 de Julho de 2020.
A vítima começou a sentir-se mal e acabou por perder os sentidos, deixando de respirar, para grande aflição da familia que se encontrava ao lado.
Uma enfermeira que se encontrava no areal em lazer assistiu à situação e iniciou manobras de suporte imediato de vida, com auxílio de uma equipa de dois nadadores-salvadores que faziam a vigia naquele espaço.
Rapidamente chegou a viatura médica de emergência e reanimação do INEM com desfribilhador acabando por reverter a situação de óbito da vítima.
Os nadadores-salvadores pediram o auxílio de uma pick-up de apoio que se encontrava no areal em Viana do Castelo, que rapidamente se deslocou para Apúlia.
Com ajuda da carrinha, foi possível transportar a vítima até à ambulância, uma vez que ainda se encontrava “a uma longa distância” do local onde esta estava estacionada, disse fonte dos Bombeiros de Fão, corporação que mobilizou a viatura de emergência.
.A vítima foi depois estabilizada pelos Bombeiros de Fão já dentro da ambulância e conduzida para o Hospital de Braga com acompanhento diferenciado do médico da VMER de Barcelos, sendo considerado um “ferido grave”.
Fonte dos bombeiros de Fão indicou que o papel dos nadadores-salvadores nesta ocorrência foi “fundamental” para que tudo corresse pelo melhor.
A GNR de Esposende registou a ocorrência.