Noticias

Faleceu Tó Maria Vinhas

Faleceu o cantor e compositor Tó Maria Vinhas

 

Faleceu o cantor, autor e compositor Tó Maria Vinhas. Nasceu a 11 de julho de 1944 e tornou-se conhecido do grande público nos anos 80 através dos seus temas infantis, no entanto, o seu primeiro trabalho data de 1973 e ainda nos anos 70 colaborou com Fernando Correia Marques. Formiga, Formiguinha.

 

 

 

 

Mademoiselle ou O Passarinho são os seus temas mais conhecidos. Em 1993 editou para a Discossete um disco de Fábulas conhecidas.
No início da década de 90, Tó Maria Vinhas aventurou-se na escrita, tendo lançado os livros infantis Jeny, A Menina do Planeta Sigor (1990) e O Louco, A Cabra e o Disco Voador: Zé Santana e o Extraterrestre (1991). Depois disso dedicou-se à escrita de canções, tendo composto para grandes nomes da música popular portuguesa como Tony Carreira, Marco Paulo, Fernando Correia Marques, Emanuel, Jorge Ferreira, José Malhoa, Ruth Marlene, Filipe Neves, Bombocas, entre muitos outros.

 

 

 

Participou no Festival da Canção 2007

 

como co-letrista do tema Dança Comigo (Vem Ser Feliz), em colaboração com Emanuel, a que Sabrina deu voz, sendo a grande vencedora do certame desse ano e representando Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2007 em Helsínquia, onde se classificou em 11º lugar na semifinal, apenas a três pontos da passagem à final.
A Costa Verde

 

 

 

 

Radio Portugal presta assim homenagem a Tó Maria Vinhas e dá os sentidos pêsames a todos os amigos e familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.